quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Chegada do Mestre Simão

Fotos referentes à chegada do Mestre Simão ao porto da Horta, com direito a batismo pelo rebocador Ilha de São Luís.
(Fotos cedidas por António Fraga, de 23/10/2013)

14 comentários:

  1. Mais um aborto comprado pelo governo dos Açores :(

    ResponderEliminar
  2. NAO JULGO QUE O SEJA POIS E UM BARCO COM MELHORES CONDIÇOIS O QUE ERA PRECISO ERA LIGAR A CALHETA A ANGRA.

    ResponderEliminar
  3. Mas este barco não vai ligar calheta Angra, pois calheta nao tem condicoes (rampar ro ro)... E a meu ver as pessoas querem fazer uma viagem mais rapida entre o triangulo... Ja que é para andar devagar deixem estar o cruzeiro

    ResponderEliminar
  4. discordo totalmente este barco tem uma velocidade de cruzeiro de 18 nós enquanto o cruzeiro anda ha volta dos 12 nós ,tem melhores condições do que os velhinhos cruzeiros ,e normalmente o expresso do triangulo é que faz a viagem diaria para sao jorge ,mas quando é o cruzeiro ...deus nos valha uma seca de todo o tamanho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Neves, muito obrigado pela sua mensagem. Acreditamos que este barco irá ser uma mais valia, não só pela velocidade, como pelas excelentes condições de manobrabilidade e de conforto para os passageiros. De realçar ainda o facto de poder transportar viaturas, valência esta que irá ser muito importante para as ligações entre as ilhas.

      Cumprimentos,

      Eliminar
  5. CARATERISTICAS DO CRUZEIRO DO CANAL


    Construído nos Estaleiros de São Jacinto, em Aveiro, em 1987, propriedade da RAA, inicialmente baptizado de Cruzeiro das Ilhas, começou a operar nos mares dos Açores, em Julho de 1987.

    Em Janeiro de 1988, começou a operar ao serviço da Transmaçor, assegurando as ligações entre os portos da Horta e Madalena.

    Tem capacidade para transportar 244 passageiros. Possui um compartimento para transporte de 2 macas.

    Principais características:

    Comprimento: 32,68 m
    Boca: 8,21 m
    Pontal: 2,75 m
    Arqueação: 226,31 TAB
    Velocidade: 13 Nós
    Sistema Propulsor: 2 x CUMMINS KTA 19-M4 522 KW 2100 rpm
    Açores: Novos barcos que vão operar no Grupo Central poderão atingir velocidades mais reduzidas

    Enxerto de um jornal refrente aos barcos novos em que a velocidade de cruzeiro passa 14 nós.
    Os novos barcos para transporte de passageiros e veículos entre as Ilhas do Triângulo, nos Açores, poderão ter motores menos potentes e atingir velocidades mais reduzidas do que o que estava inicialmente previsto no concurso lançado pela Atlânticoline.

    E como podemos concluir 20 anos depois os barcos só andam mais 1 nó.



    O novo caderno de encargos do concurso para a construção dos dois 'ferries' que vão assegurar as ligações marítimas entre as ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, reduziu a velocidade máxima dos barcos de 16,5 para 16 nós e a velocidade de serviço de 16 para 14 nós.

    ResponderEliminar
  6. se não viesse barco novo a população reclamava vem barco novo a população reclama,
    população nunca ta contente com nada.

    ResponderEliminar
  7. este barco ainda vai dar que falar...

    ResponderEliminar
  8. Este barco ja esta a dar que falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Tiago Matos, obrigado pelo comentário. Na verdade, esta embarcação ainda nem começou a fazer serviço e já lhe fazem críticas sem sentido. Esperemos pelo início das suas viagens para então podermos falar sobre as suas vantagens/desvantagens.

      Cumprimentos,

      Eliminar
  9. Luis Fernandes

    A embarcação reune todas as condições para servir o grupo central do arquipélago. Tem comprimento, largura, conforto e uma velocidade de cruzeiro mais adaptada ás realidades de mudança brusca do tempo na região.
    Além disto, tem no seu nome de baptismo "Mestre Simão" - o que para mim conta muito - uma justíssima homenagem a um faialense de coragem, sangue frio e vontade de servir os que se encontravam em dificuldades na vizinha ilha do Pico. Quantas parturientes devem o ser mãe a Simão Alves?
    Parabéns a quem teve esta feliz ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Luís Fernandes, obrigado pelo seu comentário. Concordamos totalmente consigo, pois também achamos que esta embarcação possui todas as condições para que haja um digno serviço de transporte de passageiros e viaturas entre as ilhas do Grupo Central. Também partilhamos da justa homenagem feita a Simão Alves pela escolha de seu nome para batismo desta embarcação, que esperemos, seja tão importante quanto as embarcações do passado o foram no transporte entre as ilhas.

      Cumprimentos,

      Eliminar
  10. pois bem se eu e que mandasse na atlanticoline esses 2 barcos andavam a 30 nos .

    expresso do triangulo e cruzeiro do canal fazem- horta - porto do calhau , ilha do pico, -lajes do pico
    cruzeiro das ilhas ia para s.jorge e o Gilberto mariano ia para a terceira

    ResponderEliminar
  11. Há aqui comentários de 2013 que mencionam que o mestre Simão ia dar muito que falar. Na altura já dava que falar. Passaram 4 anos e não é que deu mesmo que falar! Mas que grande azar gentes do triângulo. Lutem agora por tarifas mais baixas, porque o Cruzeiro pode ser um salva vidas mas não abona para o vosso conforto. É que o mestre cansou-se de tanto falarem dele até que encalhou. Está encalhado. E encaralha..o vai ficar por muito mais tempo. Diz que é política... quem é culpado? Diz um. Quem vai pagar? Diz outro. Gentes! Lutem pelos vossos direitos

    ResponderEliminar