terça-feira, 22 de outubro de 2013

Será esta a solução???

A nova embarcação da Atlânticoline "Mestre Simão" chega ao porto da Horta na próxima madrugada, 23/10.
Esta é uma das duas embarcações encomendadas pelo Governo Regional para transporte de passageiros e viaturas no Grupo Central. De salientar que de todos os portos do triângulo onde este barco irá fazer escala, apenas o porto da Calheta não possui rampa ro-ro, será que mais uma vez ficaremos a ver o navio passar, ou irá ser utilizada a pequena escada identificada na foto para embarque/desembarque de passageiros.

37 comentários:

  1. Não vejo qual é o interese deir um barco de passageiros á calheta, dinheiro mal investido em rampas, mais despesa para a atlanticoline, e as pessoas querem viajar menos tempo, por isto acho que é completamente desnecessario...

    ResponderEliminar
  2. Bem o governo construi uma gare no porto da calheta, ela está lá por alguma razão...não é para enfeitar o porto da calheta caro anónimo....
    Agora com a pousada da juventude que se encontra na calheta faz sim sentido construir uma rampa no porto da calheta e de um barco de passageiros ir lá...

    ResponderEliminar
  3. Faz todo o sentido este novo navio escalar a Calheta para Angra, mas defacto tambem precisa a rampa na Calheta e em Angra e para fazer este itenerario nao tem que ir a Velas pois Horta S. Roque Angra ganha muito tempo e poupa conbustivel o que tem de haver e vontade politica .

    ResponderEliminar
  4. Na Madalena fizeram 2 rampas na Horta 3 S.Roque 1 na Calheta e Angra nem uma ,por isso os nossos deputados nao estao enteressados que o novo navio Mestre Simao escale a Calheta com ligaçao a Angra pois o porto da Praia fica muito mais distante , esperemos que o novo elenco Camarario tome alguma posiçao neste assunto .

    ResponderEliminar
  5. Sejamos honestos e vamos ver os factos. O porto da Calheta apenas serviu para uma coisa, calar a boca dos Calhetenses bairristas que têm inveja das Velas. O porto da calheta quer queiramos quer não não tem movimento populacional para investir em mais rampas, a Gare é um exemplo disso, quantas vezes no ano é que ela tem gente para a encher. Já fiz algumas viagens Pico-Calheta em pleno verão e eramos 6 passageiros no total para São Jorge e 5 de regresso para o Pico. Haveria sentido em construir uma rampa ro-ro, sim, mas a rampa associada a um cais na ponta do Topo, ai sim iria trazer mais valias para a Ilha e reduzir tempos de viagem entre São Jorge e a Terceira. Mas como o nosso excelente governo apenas quer desenvolver o chamado triangulo e não o grupo como um todo vamos continuar assim e desperdiçar um mercado de milhares com as nossas duas ilhas vizinhas do Norte. Sou calhetense e aquilo que digo é para que abram os olhos à real situação financeira da nossas Terra e parem de pensar em gastar dinheiros publicos (nosso dinheiro) em obras que de nada servem a populações e só têm como interesse fins eleitoralistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ponta do Topo nunca terá condições para qualquer Porto,uma vez que os acessos não prestam e são perigosos!!!

      Eliminar
    2. Não tem condições porque nunca foram criadas! Sempre se pensou nas Velas Calheta e afins e o Topo sempre ficou ao abandono. Antigamente não havia as condições para mover terra e criar acessos como há hoje. Portanto se as coisas estão como estão é pela falta de vontade de se investir naquela zona. É dinheiro que se gasta? É mas gasta-se muito mais em deslocações e mordomias de deputados que no fim de uma legislatura já dava para criar de raiz um novo porto no Topo com as condições de segurança e de funcionalidade daquela zona!

      Eliminar
    3. TOPO FOR EVER

      Eliminar
    4. HUM , nada disso, o que esta a dar é FAJA DO OUVIDOR FOR EVER isso sim, parte norte da ilha levantem-.se e exigem o que é vosso por direito lololololololololol, Faja do Ouvidor e Topo , voces são o futuro lutem contra o poder centralizador das VElas e da Calheta , Abaixo o poder do Sul , os Nortes andam á muito a serem roubados . Abaixo o Triangulo Sulista , viva o triangulo Nortenho.

      Eliminar
    5. Caro Pedro Pessanha, obrigado pelos seus comentários. Reafirmamos que o blog tem como finalidade a troca de ideias e opiniões no sentido de se procurar o melhor para o nosso porto.

      Cumprimentos,

      Eliminar
    6. Oh pessanha na tua boca, so dizes porcaria, qualquer dia levas com a tabua no cu da Santa catarina pra fora

      Eliminar
    7. Ahahahah voce deve ser das Velas ou da Calheta , só pode... isso querias tu , mas vais ter de levar comigo , paciencia. Mas olha deixa lá isso do anonimato , sê um homemzinho e aparece , eu pago-te uma cerveja, ouves mais porcarias , e aprendes umas coisas.

      Eliminar
  6. A Calheta, hoje em dia é uma Aldeia , para quê investir em Rampas para apanhar 3 ou 4 passageiros se pode ser no Porto das Velas.

    ResponderEliminar
  7. Está tudo errado. Certo seria:
    Horta Madalena - com um barco destes novos.
    Madalena Cais - Minibus
    Cais velas - O outro barco
    Velas Calheta Topo -Minibus
    Topo Angra -Cruzeiro das ilhas
    2 autocarros e 3 barcos interligados.

    ResponderEliminar
  8. Não se pode andar sempre a questionar se os transporte públicos inter-ilhas são ou não rentáveis. Eles tem quem existir e serem funcionais.
    Se querem desenvolvimento do Concelho da Calheta, este tem que ter forçosamente entrada de pessoas e mercadorias diretamente no concelho independentemente se entram pelo Topo ou pela Calheta, e não podemos estar espera das sobras das Velas, chegaram por via terreste até a Calheta.
    E depois fale-se que tem que haver iniciativa privada. O que é que serve? Se não temos ligações com o exterior para troca de bens e serviços.
    Onde é que estão as ilhas de coesão, será a encerrar tudo e centralizar tudo o que são serviços públicos para os grandes centros urbanos dos Açores?
    Temos que sacudir o Cordeiro para ele parar de pensar em Ponta Delgada e passar a pensar em sítios como o Concelho da Calheta. Ele não vale a pena ele os seus colegas de Partido estarem preocupados porque que perderam a Camara Da Calheta, mas sim pensem como é que vão cativar as pessoas a ganhar as próximas. Não é com este trabalho que está ser feito!

    ResponderEliminar
  9. Bom bom era a fred olsen vir para os Açores, isso sim... Ferrys qu andam a 38, nós feitos para andar em tempestade... Acabava logo com a atlanticoline.

    ResponderEliminar
  10. este navio esta feito para as ilhas do triangulo mas para as ligacoes Horta- Madalena- Sao Roque e VElas
    o porto da calheta pouco interessa pois as viagens como se tem visto em publicacoes deste blog andam praticamente sem passageiros . Por isso o porto da Calheta de pouco serve nestes moldes de transporte.

    ResponderEliminar
  11. Porto da calheta só serviu para calar a boca aos calhetenses... 90 por cento do tempo nao tem um barco la parado

    ResponderEliminar
  12. O porto da Calheta nao calou a boca a todos os calhetenses, pois se nao tem mais barcos a culpa nao e dos Calhetenses mas sim dos governantes e alguns deputados que nao defendem ,a ligaçao a Angra,que com este novo barco e com uma rampa igual a uma das duas da Madalena e das tres da Horta poderia fazer uma optima ligaçao , fazendo Horta S. Roque Calheta Angra, poupava tempo e conbustivel como aqui ja foi dito,as Velas fica com o triangulo , o bairrismo nao esta nos Calhetenses mas talves nalguns que so estao a ver o seu umbigo e nao o interesse da ilha pois tambem aproveito para dizer que um porto no topo para um barco como este na conjuntura actual nao tem cabimento pois o Topo fica mais perto da Terceira mas precisa o transporte de taxi ate ao Topo e mais uma vez esta os custos, sejamos serios uma vez por todas a Calheta esta no centro da Ilha e com o porto que tem e Gar so falta a rampa , sejam serios .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia concordar mais! Até comentei parecido! Mas sabe que mais? é muito bem feito para maioria das pessoas de S. Jorge que só pensam em encher a sua barriga e pensam que a sua zona é que é a zona perfeita! Como disse sejamos sinceros e sérios, a Calheta sempre foi a zona central da ilha e com certeza a melhor para fazer a ligação Calheta-Angra, mas nunca a souberam aproveitar

      Eliminar
    2. Bairrismo ao mais alto nível! Cambada de pudões! Isto que ficou aqui escrito é mesmo bairrismo... Mas sem o TOPO, voçês Calhetenses, não passam de um ponto geográfico borrado no mapa de São Jorge, aliás, irão sempre ser lembrados pela fajã dos Biscoitos! O Topo sempre foi e sempre será a porta de entrada na ILHA por excelência... Com estes barcos novos, só da Calheta até ao Topo vai levar à volta de 1h, se não for mais. E até para dinamizar a ilha, e sobretudo o concelho, dando trabalho aos nossos taxistas, para transportar as pessoas até ao Topo para depois seguirem no barco para Angra?!?! A vocês meus "amigos"... PARIU!!! CAMBADA DE SALOIOS!!

      Eliminar
    3. Ponto 1: Aprende a escrever!
      Ponto 2: Falas de bairrismo ao mais alto nível e no entanto fazes tu uso dessa mesma palavra loooooooooooool! Como sempre a aparecer uns sem o mínimo de conhecimentos de economia.

      Eliminar
  13. Com a porcaria do porto que foram fazer na Calheta estragaram o único sustento que o concelho poderia ter já que o porto comercial/passageiros e o aeroporto ficou no concelho das velas, e ainda aparece aqui uns sem nada na cabeça dizendo que é inveja do concelho vizinho? a sério que disseram isso? é por essas e por outras que São Jorge está a ir ao fundo porque cada um luta para encher a sua barriga! Em vez de lutarem num todo pela ilha! Por isso resumindo isto é mais que merecido para os habitantes desta ilha! Porque se pensarem a ligação Angra-Calheta seria sempre uma mais valia para a ilha de São Jorge! Pensem antes de mandar bitaites para o ar!

    ResponderEliminar
  14. E não é preciso taxi para vir do Topo até a Calheta? E quais os envestimentos que deveriam ser feitos no Cais do Topo ou até mesmo no Topo? Ou o Topo é para fechar as Portas?

    ResponderEliminar
  15. O Topo precisa de melhorias a nível de operacionalidade para escala de empresas marítimo turísticas a operar através de Angra é essa a nossa luta .
    Em relação ao acesso esse nunca foi um problema o problema é mesmo um cais de abrigo com condições de acostagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Lizandro Bettencourt, obrigado pela sua mensagem. Concordamos com a sua opinião, pois achamos que o Topo é um excelente local de entrada de turismo na nossa ilha e um local privilegiado pela curta distância que dista da ilha Terceira. Beneficiando de um porto com boas condições, pensamos que esta solução iria trazer dinamismo não só ao Topo, como a toda a ilha de São Jorge.

      Um Abraço,

      Eliminar
  16. Não pensem só nos conselhos e sim na ilha toda deixem de puxar cada um para o seu umbigo tenham vergonha

    ResponderEliminar
  17. O complexo bairrista e a parolice são tanto maiores quanto mais pequenos os horizontes. Assim são os calhetenses!!! Numa época de globalização, os bairrismos não fazem sentido e são apenas resquícios de identidades tacanhas... Há um anónimo k considera a Calheta à fajã dos Biscoitos. Concordo mas com uma certa ressalva: "na lista de todas as nossas fajãs com nível turístico" a calhetinha deve ocupar o último lugar...ah!ah!ah! Calhetenses, preocupem-se com um futuro auspicioso para todo o CONCELHO e deixem-se de troca de galhardetes e rivalidades PAROLAS... e assumem de uma vez por todas e com realismo o que é a CALHETINHA...

    ResponderEliminar
  18. Depois de ver e ler isto tudo uma simples sugestão, o site que pense em encerrar a oportunidade de haver comenta´rios como estes, que deverão ser apenas de algumas pessoas, que não distinguem uma galinha de um galo, ou o seu cú do cú do vizinho. (desculpem a expressão), mas com tanta falta de brio e de classe não poderia deixar de dizer algo ao mesmo nivel. Abraços aos anti calhetenses que pelos vistos continuam a viver cá...porque será???!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! É com cada um que aparece que pronto, ainda se falassem com argumentos válidos mas não, é só merda que saí, gente tola e toiros paredes bem altas!

      Eliminar
  19. Não é rivalidade... Construiram um cais na calheta para vos fazer a vontade... Só serve para pescar chicharro no verão diga se a verdade.... 90 por cento das vezes esta as moscas, ou a ver o navio passar... O dinheiro enxertado nesse cais que ficou um autentico aborto, tinha melhorado as condições do cais das velas... E para que querem que o novo ferry vá a Angra??? no inverno não vai de certeza... De Verão ha o Santorini que muito provavelmente vai deixar de fazer escalas em Pico e Faial, tendo em conta que as pessoas veem pa São Jorge no mestre simão e esperam ca pelo santorini e ai vão para terceira graciosa e etc... Assim poupa se tempo e dinheiro... Não é rivalidade é pensar um bocadinho

    ResponderEliminar
  20. epá isto é k vai aki uma discussão acerca de "projectos financiados pelo governo"... então falam k o proto da calheta foi um mal investimento, então vão ter muitos investimentos mal incestidos na ilha para falar. então vejamos o FAMOSO AUDITÓRIO MUNICIPAL DAS VELAS. Actualmente (fechado) nem filmes passa ao fim de semana como passava há uns tempos atrás, que mesmo situado na outra ponta da ilha havia pessoas do Topo e seguintes freguesias k se deslocavam ás velas para ver filmes e lá deixar um pouco de movimento ao fim de semana... Mais.., cooperativas agricolas de lacticinios existentes em kase todas as freguesias da ilha agora maior parte delas já não laboram (fechadas)...Mais... Escolas primárias tb existentes em kase todas as freguesia da ilha agora maior parte dela fechadas, uma ou outra sempre vai servindo as câmaras para prestas alguns serviços aos municipios e outras vão se matendo fechadas... E mais ficaria aki o dia todo a falar. o k foi mal investido não ker dizer k não sirva para nada pk hoje em dia a população da ilha de São Jorge está empobrecida. se formos ver o porto das velas tb k movimento têm... durante o verão kando á festas nas outras ilhas k o expresso vai cheio, o tempo é outro ás pessoas viajam mais pk o verão é k favorece. E de inferno????? VÃO MISERAS PESSOAS...ou pk vão passar o fim de semana fora da ilha kando calha, ou em doença para ir ao faial. só têm mais movimento por causa dos navios de carga... Então tb o k dizem ao centro de recolha de lixo k foi construido e concluido e ainda nem funciona????? Calar a boca aos calhetenses até podem ter a sua razão, mas assim teriam k calar a boca a muitos. Eu não percebo um CORNO DE POLITICA NEM KERO PERCEBER, mas pelo menos olha á minha volta e kem mete a ilha no fundo do poço são as mais liguas k só sabem falar mal e nem se olham ao espelho, pk keria ver se não iam fazer igual ou pior... POR ISSO PENSEM ANTES DE FALAREM...

    ResponderEliminar
  21. As escolas fechadas se calhar são motivo de não escreveres duas palavras seguidas bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o facto de me ter enganado a escrever duas palavras seguidas é consequência de ver comentários como os seus aqui neste blog que me fazem perder as qualidades de escrita.

      Eliminar
  22. Boa noite a todos. Eu nao consigo ver a escada identificada na foto. Não percebo como se imaginou semelhante coisa . Quanto ao Porto da Calheta devido à sua pequenez e reduzida capacidade para manobragem e atracamento de navios deste porte poucas vezes terá este navio novo lá enconstado.
    Gostava de ver divulgadas as estatisticas referentes ao numero de passageiros embarcados e desembarcados nesse porto na actividade 2013. é uma vergonha. Digo já de antemão que cabiam todos de uma vez no Cruzeiros das Ilhas ou do Canal ( cpaacidades de 202 e 244 pax ) . e tenham um bom fim de semana apesar de tanta discussao e teimosia . O Porto de serviço na Ilha de Sao Jorge é e será sempre o porto das Velas para tristeza de alguns e alegria de muitos pelos vistos . Qualquer dia o concelho da Calheta acaba por ser extinto na reforma do estado e prontos. o resto já disse

    ResponderEliminar
  23. eu sou do concelho das velas mas concordo q os portos q trariam mais funcionalidade ao transporte de passageiros seria o do topo ou da fajã do ouvidor e por mim desde q seja para melhorar a mobilidade em td o grupo central seja fazer 1 rampa no porto da Calheta ou aumentar e melhorar a operacionalidade do porto do Topo que façam estudos e o que for melhor para a Ilha seja feito..... já diz o nosso povo a união faz a força..... por isso deixemo-nos de bairrismos e pensemos a ilha cmo 1 td!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar