segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Requalificação do Porto da Vila do Topo

Projecto de Requalificação do porto da Vila do Topo apresentado ontem, 21/09, na Casa dos Tiagos pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito, orçada em 2,2 milhões de euros e que visa melhorar
as condições de operacionalidade e segurança deste porto. Esta projecto prevê a construção de um
molhe cais com 40 metros de comprimento, uma área de terrapleno com cerca de 1300 metros
quadrados, bem como uma nova rampa de varagem com 7,50 metros de largura.

15 comentários:

  1. Para o progeto de requalificaçao do Porto do Topo que esta orçado em 2.2 milhoes ha dinheiro ,para as rampas na Calheta e Angra nem se fala,pois segundo se diz vai cair no esquecimento.

    ResponderEliminar
  2. Parecem-me medidas claramente exageradas.
    Tudo isso em parece megalomano.
    Haja dinheiro (não se sabe bem onde). Alguém vai pagar, alguém vai ganhar uns trocos. E a troco de quê?

    ResponderEliminar
  3. As promessas do cais do Topo, são ainda do tempo do governo Mota Amaral. Nessa altura ainda não se falava da construção do cais novo da Calheta.
    Se fazem o cais do Topo nessa altura, passados estes anos provavelmente estava a sofrer de mais requalificações e a Calheta ainda a espera de Cais. E sabem porquê? Porque de ponto estratégico a Calheta não tem nada.

    ResponderEliminar
  4. Quanto a ponto estrategico a Calheta fica no centro da Ilha e nao numa ponta da ilha ,bairristas sao aqueles que dizem o contrario.

    ResponderEliminar
  5. Têm toda a razão. Mas era se as Velas não tivesse porto comercial, rampas para os dois tipos de ferris, se não tivesse para iniciar obras para nova gare e aumento do cais e se não tivesse marina.
    A partir do momento em que está tudo nas Velas, se há alguma coisa para investir é no extremo oposto. E tentar criar um novo triângulo, uma nova porta de entrada e de saída de pessoas.

    ResponderEliminar
  6. Ja agora faziam um portinho com terminal ferry nos Mosteiros para ser mais pertinho a ligaçao a S. Miguel_ Terceira,um na Vila da Povoaçao outro no Nordeste etc. Folclore e estarraçao de dinheiros dos contribuintes .

    ResponderEliminar
  7. Bairrismos à parte... Como vão ficar os acessos ao Porto?

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o anónimo das 13:15.
    Destruir, sujar, estragar não pode ser a solução para todos os males.
    O Sandro faz uma boa pergunta...Se calhar uma via rápida para escoar as mercadorias, era o ideal.

    ResponderEliminar
  9. Ai que medinho vai aqui... Srs. e Sras., tenham calma e tenho tino na lingua e no juízo! É um investimento no concelho, não se trata de um porto de passageiros nem nada que se pareça e muito menos de carga, é um porto de pescas, dotado de boas condições e segurança! Mais coisas irão seguir-se, e que de certo irão beneciar aquela zona que muito necessita deste tipo de investimento, mas também TODO O CONCELHO, TODOS IREMOS BENEFICIAR!! Mas digam-me, é pedir muito para a zona do Topo?!?!?!?!?!? Eles não são gente como os Srs.???? Não têm direito a ter as coisas tal como os Srs. têm?!?!?! Preferem que sejam deixados ao abandono, sem condições, o que fará que a desertificação que lá se consta seja ainda mais forte???? SOMOS UM CONCELHO e lembrem-se, precisamos todos uns dos outros... Prefiro pagar os meus impostos para pagar investimentos na MINHA ILHA do que pagar impostos para pagar investimentos na Ilha de São Miguel, como por exemplo, as famosas scuts!! Por isso, deixem essa azia de parte e os bairrismos desnecessários em pleno Séc. XXI, e SEJAM PRÓ INVESTIMENTOS NO CONCELHO, porque o concelho não é só CALHETA, sem as FREGUESIAS a CALHETA não é NADA! Comprem Rennie que é barato... Tenho dito!

    ResponderEliminar
  10. Ó Zé da Serra,
    Acha mesmo que este investimento vai parar e inverter a tendência da desertificação? Explique lá como, para todos nós percebermos.
    Mais: Acha mesmo que todo o concelho vai beneficiar? Os custos vão ser controlados? Há dinheiro? Vai mesmo valer a pena? Vai ser utilizado?
    Já viu o projecto com olhos de ver?
    Não será algo exagerado?
    E meu caro, deixe que lhe diga, que vai sempre pagar impostos para todas as outras ilhas (e aqui concordo consigo, relativamente às Scut).

    ResponderEliminar
  11. Vejo que ainda existem pessoas com horizontes muito curtos, algo retardados ou mesmo sem nenhum horizonte, e não gostam de olhar o futuro com olhos de ver ou não o querem ver em alguns casos, nomeadamente este... Pessoas assim, de pouco ou nada nos servem a nós, à geração futura!
    É pena, mas é a realidade...
    Mas olhe, um copinho de leite antes de ir para cama, também resolve esse seu problema de estômago :)

    ResponderEliminar
  12. Vejo esta obra


    Vejo nesta obra uma estarraçao de dinheiros pois nem barcos de pesca ezistem ,e fica na ponta da ilha ,no Topo, virado a norte, topo e fim e esta tudo dito e muito claro .



    ResponderEliminar
  13. Zé da Serra,

    Um pouco mais de respeitinho. Qual problema de estômago? Que copo de leite?
    Mais um borra botas que adora lambe cusice.

    ResponderEliminar